Quais são as nacionalidades que mais leem livros?

By Martina D. - abril 23, 2019

Há algumas semanas a Market Research World publicou um ranking que estabelece a relação de diversas populações (de diferentes países) com diferentes hábitos culturais, entre eles a leitura. E ao revisar este último quesito, os países que encabeçam o hábito de ler é verdadeiramente surpreendente. Suponho que, assim como eu, a maioria de nós pensaria que os países mais leitores do mundo seriam os escandinavos, Canada, e talvez até a Alemanha, mas a verdade é que, ao menos de acordo com este relatório, em realidade é nos países asiáticos onde as pessoas se entregam mais a este hábito.

O país que mais lê no mundo é a Índia e ocupa essa distinção desde 2005. Os indianos dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos semanais para ler. Os seguintes três postos também são ocupados por países da Ásia, Tailândia, China e Filipinas, enquanto o quinto é, notavelmente, o Egito. Posteriormente vem a nação européia melhor localizada, República Tcheca, seguida da Rússia, Suécia empatada com a França, e depois Hungria empatada com a Arábia Saudita. Quanto a América Latina, o país mais leitor é a Venezuela, no 14º lugar, e depois vêm a Argentina (18º), México (25º) e Brasil (27º) com médias de leitura que rondam menos da metade de tempo que dedicam na Índia.

De acordo com Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro, nós não podemos afirmar de uma forma geral que o brasileiro lê pouco. Todos nós estamos a todo tempo lendo, consumindo informação, mas não necessariamente lendo livros. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizado pelo Instituto Pró-livro, com apoio da Câmara Brasileira do Livro, Snel e Abrelivros, 56% da população brasileira é formada por leitores. Em 2011, eram 50%, então estamos crescendo, mas há ainda muitos leitores para conquistar. Sobre a questão da confusão entre quanto o brasileiro lê e quanto ele compra livros, devemos levar em consideração que existem muitas formas de consumir os livros, podemos comprar, pegar emprestado, ir à biblioteca. Por isso, não podemos definir o número de leitores pela quantidade de livros que são vendidos no país.

Confira o gráfico abaixo: 


Fonte: https://bvl.org.br/quais-sao-os-paises-mais-leitores-do-mundo/ 
https://bvl.org.br/quais-sao-os-paises-mais-leitores-do-mundo/

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários