Educação chilena é a melhor da América Latina

By Martina D. - abril 18, 2019


Mesmo com uma média de investimento por estudante similar à média brasileira e uma herança cultural semelhante, o Chile alcança os melhores resultados nos exames do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) de toda a América Latina. O Chile está em 44º lugar entre 72 nações. O Brasil, que mostrou pouca evolução nos últimos anos, é o 63º país.

Os dados são da última edição do ranking, divulgada em 2015.  Na educação superior, os chilenos também estão à frente: 21% da população entre 24 e 64 anos têm diploma de ensino superior, enquanto o percentual no Brasil fica em torno de 14%.

No Chile, o estudante cuja renda familiar esteja entre os 60% mais pobres do país possui direito à gratuidade tanto em universidades públicas quanto em privadas, diferentemente do Brasil (que não cobra mensalidade em nenhuma universidade pública). Para ver quais são os valores cobrados por diversos cursos de graduação da Universidad de Chile, basta clicar aqui.

Modelo de vouchers 
Em vez de escolas públicas, como uma alternativa para os chilenos mais pobres, o Estado disponibiliza cheques para que as famílias possam matricular as crianças em escolas privadas. Essa é a base do sistema chileno. O conceito, conhecido como “voucher”, não chega a ser uma novidade no Brasil.

“O Brasil já tem essa tecnologia, mas aplicou no ensino superior. O MEC está totalmente focado na universidade”, diz o economista Adolfo Sachsida, do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA).

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/educacao-chilena-e-a-melhor-da-america-latina-com-modelo-oposto-ao-do-brasil-5otfucsyzefqd4a7x6v51lo8s/

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários