Educação inclusiva para quem?

By Martina D. - fevereiro 20, 2019

A importância do debate de ideias e das informações que espalham-se pela mídia entre pais, diretores e professores torna-se fundamental quando os resultados e as notas dos nossos alunos nos exames internacionais são preocupantes.

Através de discursos bonitos e até afastados da realidade escolar brasileira, deixamos de lado o fundamental: o processo de ensino-aprendizagem e as metodologias de ensino. Nem todos os alunos se adaptam às metodologias de ensino tradicionais, afinal, cada indivíduo é único.

E claramente, os alunos com deficiência possuem necessidades diferentes, de forma que podem ser prejudicados ao serem obrigados a enfrentar, muitas vezes, turmas que apresentam mais de 30 alunos. De acordo com o  site Barcelona, a maioria das crianças deficientes ainda frequenta escolas especializadas, apesar de haver políticas de educação inclusiva.

Na prática, os  discursos sobre educação inclusiva não apresentam resultados satisfatórios para a educação brasileira num todo, e ainda podem prejudicar as crianças com deficiência que não conseguem se adaptar à escola. Para compreender melhor o texto, assista a estes vídeos:







Links úteis:
https://www.significados.com.br/educacao-inclusiva/
https://barcelonasuperficies.com.br/blog/educacao-especial/

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