Como debater sobre política e democracia nas escolas

By Martina D. - fevereiro 08, 2019


Naturalmente, os alunos já demonstram  interesse em temas como desigualdade social, violência, voluntariado, mobilidade e poluição urbana, empreendedorismo, democracia e política. Trabalhar com temas como estes é fundamental para desenvolver a estrutura, a segurança e a economia das cidades. Formar cidadãos conscientes sobre o que ocorre dentro da sua própria cidade e sobre como transformar cenários que prejudicam a sociedade num todo deveria ser uma das prioridades da formação na educação básica.


Durante os últimos 20 anos e especialmente através das redações do Enem, o estado aparece como o principal responsável pela resolução dos problemas político-sociais brasileiros. Entretanto, as eleições de 2018 demonstraram que uma grande parte da população acredita que o estado é ineficaz e burocraticamente atrasado, sendo um grande entrave para a economia, que apresenta dados alarmantes, com altos índices de desemprego.


O professor de português, por exemplo, pode abordar os temas e os debates sobre política e democracia através da interdisciplinaridade, utilizando livros e estimulando a escrita sobre temas político-sociais relevantes, que tematizam as maiores dificuldades que os alunos e as suas famílias enfrentam no dia a dia, como por exemplo: transporte para ir para a escola/trabalho, salários baixos, desemprego, falta de espaços públicos sem poluição e baixo poder de compra. Os pais devem participar sempre deste processo de ensino-aprendizagem, e a importância do seu papel social deve aparecer nos textos, nos livros e nas discussões. Afinal, o professor nunca educa sozinho.


A escola pode contatar a prefeitura e a associação dos moradores do bairro para que estas instituições realizem atividades em conjunto, desenvolvendo a criatividade, a autonomia e a auto-estima dos alunos, que podem desempenhar atividades significativas fora da escola, como abrir um brecho para arrecadar doações e visitar lares de idosos.

Confira abaixo alguns links úteis para desenvolver aulas sobre estes temas:


O vídeo produzido pela Agência Pública apresenta o passo a passo de um processo de impeachment, tema que tem aparecido com frequência nos noticiários ou até mesmo em discussões. Por meio de animações, ele também mostra qual seria uma eventual linha de sucessão do governo em caso de impeachment.


Da cédula de papel ao sensor biométrico, o infográfico interativo mostra a evolução do voto ao longo da história história. A linha do tempo começa em 1889, no período da República Velha, e passa por diferentes momentos, como a criação do envelope oficial para cédula (1930) ou a informatização do sistema (1985).



Adaptado de

http://www.fenacon.org.br/noticias/microempresas-geram-84-dos-empregos-em-marco-3249
http://porvir.org/como-levar-debate-sobre-politica-democracia-para-escola

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