Brasil tem 2.516 professores acima dos 70 anos atuando nas escolas

By Martina D. - fevereiro 28, 2019

Mais de um terço dos aposentados continua trabalhando no Brasil. São professores, médicos, recepcionistas, operadores de caixa, etc. Para 46,9% dos idosos brasileiros, a aposentadoria não é suficiente para pagar as contas e despesas pessoais. Já 23,2% dizem que continuam no mercado para manter a mente ocupada e 18,7%, para se sentirem mais produtivos. Os outros 9,1% dizem que precisam trabalhar para ajudar familiares.

Ao mesmo tempo, é necessário integrar os idosos a sociedade, para que eles possam socializar, desempenhar atividades prazerosas e manter a auto-estima elevada. O trabalho é uma das opções para os idosos que gostam de frequentar ambientes específicos (mercado, livraria, clínica, salão de beleza, etc) e manter o contato com a comunidade. Portanto, as leis trabalhistas devem apresentar mais flexibilidade, para que os idosos possam trabalhar com uma carga horária menor (assim como outras pessoas que também possuem limitações nas suas rotinas, como estudantes, por exemplo). Em diversos concursos para atuar como professor no Brasil, felizmente, é possível escolher trabalhar por 10 ou 20 horas semanais. Entretanto, as atuais leis trabalhistas e também as taxas tributárias impedem a flexibilização da carga horária em diversas áreas que atuam no setor privado e no setor público.

Leia abaixo a emocionante história que Dilma revelou para o site da Globo. A professora aposentada com 71 anos de idade pertence ao grupo dos 2.516 professores idosos que ainda atuam em sala de aula.

Em um dia qualquer de 2006, a professora Dilma Martins entrava em seu carro, em Marechal Hermes, quando foi abordada por assaltantes. Um dos homens ordenou que ela entrasse no veículo e estava prestes a dar partida quando seu comparsa reconheceu a vítima e interveio afobado: “Essa não”. Ao olhar para ele, Dilma finalmente identificou o rosto de um ex-aluno.


— Ele gritou para o outro: “Essa não, é minha professora.” Então me disse: “Desculpa, professora”. Isso realmente me marcou muito. Ele tinha tudo para se esconder de mim. De lá para cá eu tive a certeza que nós podemos mudar o comportamento dos nossos alunos. O professor ainda não descobriu a força que tem — conta Dilma, que, no mesmo episódio, recebeu um abraço do ex-estudante.

Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/brasil-tem-2516-professores-acima-dos-70-anos-que-ainda-atuam-em-sala-de-aula-21750264
http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2016/09/mais-de-um-terco-dos-aposentados-continua-trabalhando-diz-pesquisa.html

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários