O que é aprendizagem significativa?

By Martina D. - maio 26, 2018


David Ausubel, em 1960, defendeu que há 3 condições necessárias para a aprendizagem significativa, contrapondo-se às metodologias tradicionais. São elas:

1. Significatividade lógica
A significatividade lógica diz respeito à organização adequada dos recursos didático-pedagógicos (ou seja, os materiais utilizados em sala de aula) e à maneira como o professor apresenta os conteúdos aos alunos. Esta maneira e organização devem estar em sintonia com a capacidade cognitiva do aluno.

Nenhum material didático pedagógico garante por si só a aprendizagem dos alunos. Infelizmente, as escolas insistem em trabalhar principalmente com o material didático, pois lucram uma porcentagem por cada venda realizada.

Os outros recursos didático-pedagógicos são de certa forma desprezados, e a significatividade lógica é afetada por este fator. 

2. Significatividade psicológica
A significatividade psicológica é a relação que o aluno estabelece entre suas vivências e o material didático. Esta relação é extremamente importante para que os conteúdos sejam assimilados de maneira integral. Segundo estudos da psicologia, conteúdos significativos para o aluno geralmente são retidos na memória de longo prazo.

Durante muitos séculos a educação apresentou métodos tradicionais clássicos e cartesianos, que ainda são utilizados nas instituições. Ambos métodos não se preocupam com a relação entre o perfil da turma e os recursos didático-pedagógicos utilizados em sala de aula. 

3. Atitude do aluno
Esta condição refere-se à vontade do aluno em aprender um conteúdo. Para que haja aprendizado, é necessário que o aluno realize as práticas propostas pelo professor.

Geralmente os alunos não realizam as atividades propostas pelo professor por que estas atividades são apresentadas sempre com o mesmo recurso didático-pedagógico: a apostila, que auxilia muitas instituições a lucrarem uma porcentagem por venda.


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