O que são escolas internacionais?

By Martina D. - abril 16, 2018

Segundo o site da Infoescola, as escolas internacionais foram surgindo no Brasil a partir da chegada dos imigrantes no século XIX. Os imigrantes (italianos, alemães, japoneses, etc.) que começaram a chegar no país em busca de trabalho, foram formando comunidades e fundando algumas cidades. Esses grupos que não falavam a língua portuguesa, por circunstâncias necessárias, foram criando espaços onde poderiam se comunicar, educar seus filhos e preservar a língua de origem.

Com o passar dos anos, o fluxo de imigrantes foi diminuindo e essas escolas passaram a receber também crianças e jovens brasileiros. Com a crescente procura, novas escolas internacionais foram abrindo em diversas cidades brasileiras.

Além de preservar o idioma, as escolas internacionais também podem desempenhar a função de preservar a cultura e os costumes de um determinado país. Atualmente, é possível encontrar famílias que matriculam seus filhos em escolas internacionais com a intenção principal de oferecer aos filhos a oportunidade de aprender idiomas estrangeiros, ao invés de matricularem os mesmos em cursos de idiomas tradicionais. No entanto, é preciso estar atento para a adaptação da criança, que algumas vezes não possui afinidade com línguas estrangeiras que não fazem parte de seu cotidiano, e acaba por criar uma certa aversão a aprendizagem de um novo idioma.

Também é importante destacar que estas escolas são diferentes das escolas bilíngues. As escolas bilíngues são baseadas na grade curricular brasileira, onde somente algumas aulas são ministradas na língua estrangeira e outras, na língua portuguesa.


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários