O que é a metodologia lúdica?

By Martina D. - abril 14, 2018


A metodologia lúdica é baseada em jogos, brincadeiras e atividades divertidas. Neste processo
educacional sempre há aprendizagens significativas para o aluno, que tendem a ser armazenadas na memória de longo prazo, pois são identificadas pelo organismo como informações úteis, que não necessitam ser descartadas.

"A expressão maior da ludicidade são as dinâmicas, que, sendo uma palavra de origem grega (dynamis), tem por significado força, energia e ação, que são a essência das crianças e adolescentes e precisam ser canalizadas para o processo de aprendizagem na escola e, principalmente, na sala de aula." (CORDULA, 2013 apud MACHADO e NUNES, 2012).

Podemos afirmar sem sombra de dúvidas que o professor ensina através da relação que o aluno já tem estabelecida em seu contexto social e familiar diário. Portanto, um conteúdo deslocado deste contexto do aluno pode não ser eficaz para o processo de ensino-aprendizagem.

Todos os variados conteúdos escolares podem ser apresentados aos alunos através da metodologia lúdica, para estimular o foco, a atenção e o comprometimento. Estudos comprovam que, quando o educador utiliza metodologias lúdicas, percebe-se que além de a criança se sentir disposta a aprender novos conteúdos, há um aceleramento do processo de ensino-aprendizagem.


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários