Reforma do ensino médio permite aulas de profissionais sem licenciatura

By Martina D. - março 17, 2018

Primeiramente, é importante destacar que segundo o governo federal esta atuação é especificamente restrita à formação técnica e profissional. Atualmente, os alunos cursam o ensino técnico somente após a conclusão do ensino médio, mas a reforma permite e apoia que as formações aconteçam ao mesmo tempo.

Segundo Rossieli, a medida não interfere nas principais disciplinas e não vai prejudicar professores que se especializaram em áreas como português, matemática, geografia e história. A intenção da mudança, segundo ele, é introduzir outros conteúdos para complementar a formação. "Você não tem, por exemplo, cursos de licenciatura em direito. Tem um caso aqui no Distrito Federal, de uma escola que colocou direito no currículo. Se não existe licenciatura em direito, como que você faz? Eles têm um problema", diz Silva. Para suprir a necessidade destes casos, a MP prevê que um bacharel em direito comande a aula.

Há também os cursos livres, que são aqueles em que não há regulamentação específica por parte do Ministério da Educação e, portanto não há exigências formais para ser um professor nestes casos. São exemplos de cursos livres, os cursos de idioma, informática, pintura, dança, corte e costura, entre muitos outros exemplos. Estes cursos são lecionados fora das escolas e da base curricular principal. A reforma permite que estes cursos sejam inclusos nas escolas.

Se aprovada pelo Congresso, a nova reforma no ensino também dará um espaço ao "conhecimento popular", sem diploma formal. Como exemplo, o secretário de Educação Básica cita as "especialidades" de determinadas regiões do país. "Lá no Amazonas, quando eu era secretário, o estado tentou fomentar um polo naval, havia gente de fora que queria investir no estado. A primeira coisa que perguntaram foi: cadê as pessoas qualificadas? O estado do Amazonas tem uma grande tradição em construção de barcos, especialmente em navegação de rio, mas essas pessoas não têm formação adequada. Os grandes especialistas que têm lá, que poderiam dar aula para esse tema porque têm uma experiência de vida sem igual, não podem", diz.

Fonte: https://g1.globo.com/educacao/noticia/reforma-do-ensino-medio-permite-aulas-de-profissionais-sem-licenciatura.ghtml

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários