Reforço escolar para superar as dificuldades escolares

By Martina D. - março 02, 2018

A indisciplina e as notas baixas são problemas que diversas instituições de ensino encaram atualmente no país. Os professores trabalham com grandes turmas, e nem todos os alunos conseguem obter bons resultados durante o ano letivo. Segundo o site da revista Veja, a realidade da educação básica no Brasil é alarmante:

"O relatório, intitulado Alunos de baixo desempenho: por que ficam para trás e como ajudá-los?, baseia-se em dados de 2012 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), da OCDE. A Indonésia apresentou os piores resultados, com 1,7 milhão de estudantes com baixo desempenho. Ao lado do Brasil, Peru, Colômbia e Argentina são alguns dos países com pior rendimento escolar nas três disciplinas. Dos 2,7 milhões de alunos de 15 anos avaliados no Brasil, 1,9 milhão tinham dificuldades em matemática básica, 1,4 milhão em leitura e 1,5 milhão em ciências. Cruzados, os números indicam que 1.165.231 estudantes tinham dificuldades em cumprir tarefas básicas nas três áreas de conhecimento." 

Os pais destas mesmas crianças e adolescentes realizam diversas funções durante o dia (além do trabalho), e muitas vezes é difícil ter tempo e paciência para dedicar uma hora do dia aos estudos dos filhos. Para os pais divorciados a situação é ainda pior, pois muitas vezes as atividades não podem ser divididas entre o casal.

O acompanhamento escolar é fundamental para todos os alunos que apresentam notas baixas. E nós não estamos nos referindo a possíveis problemas cognitivos ou psicológicos que o aluno apresente, mas sim a alunos que não se adaptam à metodologias tradicionais de ensino.
Para contornar a situação é necessário que os pais compreendam que nem todas as escolas são capazes e estão preparadas para ensinar todos os diferentes perfis de alunos, com as suas individualidades e dificuldades. Investir em aulas de reforço escolar durante o ano letivo, desde o início até o final das aulas, para que o aluno possa desenvolver o seu desempenho escolar da melhor forma possível é necessário e também motivador para o estudante da educação básica.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários